França campeã na Copa da Rússia 2018
15/07/2018 23:27 em Internacional

Foram 32 dias de Copa do Mundo da Rússia. E 64 jogos depois, 169 gols marcados, eliminações e exemplos de superação, a história terminou com a França levantando a taça e carimbando a segunda conquista no currículo (veja um especial da conquista no vídeo acima).

Além do triunfo francês, o Mundial ficou marcado pelo fiasco de gigantes, como Alemanha - eliminada na fase de grupos -, Espanha e Argentina - que deixaram a competição nas oitavas -, pelo bom futebol croata e um final diferente dos planos para a seleção brasileira, que caiu nas quartas para a Bélgica.

Mas também foi a Copa do árbitro de vídeo, das marcas individuais, como as do jovem Mbappé e, claro, dos mais diversos memes ao redor do mundo.

Perdeu alguma coisa? Veja o balanço do Mundial da Rússia:

 

A COPA DO VAR

 

O Mundial da Rússia teve um grande protagonista, destaque na fase de grupos, mata-mata e até na grande decisão. E não foi Modric, Mbappé ou outro representante de França e Croácia. O árbitro de vídeo - ou popular VAR - foi a grande novidade. E o que não faltou foi polêmica.

Porém, de acordo com a Fifa - antes das semifinais -, o índice de acerto nas decisões dos árbitros foi de 99,3% – sem o VAR a entidade estima que o índice de acerto seria de 95,73%.

Na final em Moscou, a decisão de Nestor Pitana após revisão no vídeo causou polêmica. Avisado sobre o toque de mão de Perisic após cabeçada de Matuidi, o árbitro argentino consultou as imagens e marcou a penalidade - mudando a sinalização de campo -, para desespero do treinador croata Zlatko Dalic.

MARCAS INDIVIDUAIS

 

 

    • Com seis gols, Harry Kane foi o artilheiro isolado da competição - Cristiano Ronaldo, Lukaku, Griezmann, Mbappé e Cheryshev, com quatro, ficaram atrás.
    • Foi a segunda vez que um inglês foi o goleador máximo de uma Copa. Gary Lineker, em 1986, foi o outro, com o mesmo número.
    • Danijel Subasic, da Croácia, defendeu quatro cobranças de pênaltis e igualou o recorde do argentino Sergio Goycochea, que alcançou a marca na edição de 1990. Eriksen, Schöne e Jorgensen, da Dinamarca, e Smolov, da Rússia, foram as vítimas do croata.
      • Mbappé alcançou duas marcas interessantes em relação à idade. Foi o mais novo desde Pelé a fazer dois gols em um jogo de mata-mata de Copa e entrou, ao lado do brasileiro e de Giuseppe Bergomi, da Itália, para a seleta lista de sub-20 que estiveram em uma final.
      • Cristiano Ronaldo estreou bem e anotou um hat-trick diante da Espanha, tornando-se o mais velho a conseguir fazer três gols num mesmo jogo de Copa. Ele ainda entrou para o grupo de jogadores que marcaram em quatro edições seguidas, ao lado de Pelé, Klose e Uwe Seeler.
      • O egípcio Essam El-Hadary (45 anos e 161 dias) se tornou o jogador mais velho da história das Copas ao jogar – e defender um pênalti – na derrota para a Arábia Saudita.
        • Didier Deschamps entrou para um seleto rol: o de campeões da Copa do Mundo como jogador e treinador. Além do francês, são mais dois nomes: Zagallo (1958, 62 e 70), Franz Beckenbauer (1974 e 90).
        • PRÊMIOS INDIVIDUAIS

           

           

          • Líder da Croácia no Mundial da Rússia, Luka Modric foi escolhido como melhor jogador da Copa - primeira vez que um croata leva a premiação.
          • Completando o Top3: Hazard, da Bélgica, em segundo, e Griezmann, da França, em terceiro.
          • Mbappé foi eleito o melhor jogador jovem da Copa de 2018.
          • Courtois foi escolhido como melhor goleiro do Mundial da Rússia.
          • RECORDES E CURIOSIDADES

             

             

            • A edição de 2018 teve o maior número de gols contra da história do torneio. Foram 12 no total - o recorde anterior era de seis, em 1998. Mandzukic encerrou a Copa jogando contra o patrimônio no gol que abriu o caminho para a vitória francesa.
            • número de pênaltis marcados - alavancados pelo uso do árbitro de vídeo - também foi o maior já registrado: 29, mais que o dobro da edição anterior. Sete deles foram desperdiçados.
            • cartão amarelo mais rápido da história da competição também foi aplicado na Rússia. O mexicano Jesus Gallardo recebeu a punição aos 13 segundos de jogo contra a Suécia, na última rodada da fase de grupos.
            • número de pênaltis marcados - alavancados pelo uso do árbitro de vídeo - também foi o maior já registrado: 29, mais que o dobro da edição anterior. Sete deles foram desperdiçados.
            • cartão amarelo mais rápido da história da competição também foi aplicado na Rússia. O mexicano Jesus Gallardo recebeu a punição aos 13 segundos de jogo contra a Suécia, na última rodada da fase de grupos.
            • SURPRESAS E DECEPÇÕES

               

               

              ALEMANHA

               

              Chegou como a seleção a ser batida. Campeã do mundo no Brasil, a seleção manteve Joachim Löw e levou base de respeito aos gramados russos. Porém, o sonho acabou logo na primeira fase: derrota para o México na estreia, vitória nos acréscimos contra a Suécia e queda histórica diante da Coreia do Sul.

              ARGENTINA

               

               

              Uma Copa do Mundo para ser esquecida. Nada deu certo, desde o banco de reservas, com um Jorge Sampaoli perdido, até o craque: Messi passou discreto, com raros lampejos de genialidade, e sucumbiu mais uma vez com a camisa da Seleção. A eliminação aconteceu nas oitavas, para a campeã França.

              BRASIL

               

              A Seleção passou pela fase de grupos sem facilidade: empate contra a Suíça, vitória suada diante da Costa Rica e missão mais tranquila contra a Sérvia. Nas oitavas, talvez, a melhor atuação: 2 a 0 para o México, de um time que parecia querer engatar. Mas parou nas quartas: contra a Bélgica, Courtois foi heroi, os destaques, como Neymar e Jesus, não brilharam, e nem mesmo o grande jogo de Miranda e Thiago Silva impediu a queda precoce.

              CROÁCIA

               

              A derrota para a França na final não apaga o brilho da Copa do Mundo da Croácia. Zlatko Dalic, auxiliado por Modric, o melhor jogador do torneio da escolha da Fifa, levou o país a uma decisão inédita. Venceu e convenceu, principalmente na primeira fase, com vitória icônica sobre a Argentina. No mata-mata, três prorrogações, muito coração e um Subasic iluminado nos pênaltis. Copa digna de recepção com festa no retorno para casa.

              ESPANHA

               

              Muita badalação, mas um problema logo no início da caminhada. Antes da estreia, Lopetegui deixou o comando da seleção espanhola para assumir o Real Madrid. Hierro assumiu, levou o time às oitavas, mas saiu nos pênaltis para a Rússia.

              FRANÇA

               

              Deschamps deixou o status de contestado para trás e conquistou o mundo. Com uma França sólida, de destaques individuais - como Griezmann, Kanté e Pogba - e alinhado jogo coletivo, o treinador passou por sete desafios de maneira invicta e levou a taça de maneira indiscutível. Um capítulo à parte para Mbappé: aos 19 anos, elevou o patamar no cenário do futebol mundial, terminou com quatro gols na conta e escolhido como jogador jovem da Copa.

              RÚSSIA

               

              O que falar da anfitriã? A Rússia deu ao país muitos motivos para sorrir. A goleada logo na estreia - 5 a 0 diante da Arábia Saudita - era só um aviso do que estava por vir. Classificação para as oitavas e a vaga na raça contra a Espanha. Nas quartas, prorrogação, mais uma vez no coração, e queda doída nos pênaltis diante da Croácia, mas com sorriso no rosto e sensação de dever cumprido.

              ESTATÍSTICAS

               

               

              GERAIS

               

              Gols marcados: 169 
              Gols por jogo: 2,6
              Cartões amarelos: 219
              Cartões vermelhos: 4

              POR SELEÇÕES

               

              GOLS MARCADOS

               

              1. Bélgica: 16
              2. França: 14
              3. Croácia: 14
              4. Inglaterra: 12
              5. Rússia: 10

               

               

 

 

MAIS GOLS SOFRIDOS

 

  1. Panamá: 11
  2. Argentina: 9
  3. Croácia: 9
  4. Tunísia: 8
  5. Inglaterra: 8
  6. MENOS GOLS SOFRIDOS

     

    1. Irã: 2
    2. Peru: 2
    3. Dinamarca: 2
    4. Coreia do Sul: 3
    5. Colômbia: 3
    6. Uruguai: 3
    7. Brasil: 3
    8. POR JOGADORES

      ARTILHARIA

       

      1. Harry Kane: 6
      2. Griezmann: 4
      3. Lukaku: 4
      4. Cheryshev: 4
      5. Cristiano Ronaldo: 4
      6. Mbappé: 4
      7. Dzyuba: 3
      8. Hazard: 3
      9. Mandzukic: 3
      10. Perisic: 3
      11. Mina: 3
      12. Diego Costa: 3
      13. Cavani: 3
      14. ASSISTÊNCIAS

         

        1. Griezmann: 2
        2. Dzyuba: 2
        3. Hazard: 2
        4. Khazri: 2
        5. Philippe Coutinho: 2
        6. Quintero: 2
        7. Messi: 2
        8. Golovin: 2
        9. Meunier: 2
        10. De Bruyne: 2
        11. MAIS MINUTOS JOGADOS 
          *jogadores de linha

           

          1. Modric: 694
          2. Maguire: 645
          3. Stones: 645
          4. Rakitic: 639
          5. GOLS DE PÊNALTI

             

            1. Harry Kane: 3
            2. Griezmann: 3
            3. Granqvist: 2
            4. Jedinak: 2

             

            MAIS DEFESAS

             

            1. Courtois: 27
            2. Guillermo Ochoa: 25
            3. Schmeichel: 21
            4. Pickford: 17
            5. Akinfeev: 15
            6. Subasic: 15
            7. MAIS FINALIZAÇÕES

               

              1. Neymar: 27
              2. Philippe Coutinho: 22
              3. Perisic: 22
              4. Griezmann: 21
              5. Cristiano Ronaldo: 
              6. MAIS FALTAS COMETIDAS

                 

                1. Rebic: 21
                2. Golovin: 16
                3. Mascherano: 15
                4. Hector Herrera: 15
                5. Giroud: 14
                6. Pogba: 14

                 

                MAIS FALTAS SOFRIDAS

                 

                1. Hazard: 28
                2. Neymar: 26
                3. Rakitic: 20
                4. Pogba: 17
                5. Messi: 15
                6. Lucas Hernández: 15
                7. Fonte G 1 noticias

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!